SEO significa “otimização para mecanismos de busca”, na sigla em inglês. É uma estratégia muito utilizada para melhorar um site na internet e alcançar as melhores posições nos resultados de mecanismos de pesquisa, como o Google ou Yahoo. Para isso, existem diversas ferramentas SEO disponíveis na internet, tanto pagas quanto gratuitas.

Se sua empresa tem um blog e você deseja obter mais tráfego online, aqui estão as principais ferramentas gratuitas que podem ajudar a otimizar seu site. Confira!

SEO e uma estratégia muito utilizada para melhorar um site na internet e alcançar as melhores posições nos resultados de mecanismos de pesquisa. (Foto: Unsplash)

1. Google Keyword Planner, Analytics, Search Console

O próprio Google oferece as melhores ferramentas gratuitas de SEO. O Keyword Planner, Analytics, Search Console, entre outros, oferecem serviços como planejar palavras-chave, identificar tendências, descobrir problemas técnicos no site, além de analisar a quantidade de pessoas que estão visitando o seu blog.

Geralmente, se você é novo em SEO, você deve começar por essas ferramentas antes de utilizar as outras opções.

2. Yoast SEO

Se o seu blog roda utilizado o WordPress, já deve ter ouvido falar do Yoast. Ele é talvez o único plugin de que você precisará para melhorar o SEO do site.

Com o plugin gratuito é possível otimizar tags, analisar o conteúdo dos posts, gerar sitemaps, entre outras funções.

3. Responsive Design Checker

Que tal um verificador de design responsivo? O site permite verificar a capacidade do seu blog de ser visualizado em diferentes telas, sejam no PC, smartphone ou tablet.

É possível ainda verificar como o design fica em dispositivos específicos, como o iPhone X, entre outras resoluções de desktop.

4. Keyword Tool

Além de oferecer muitas sugestões de palavras-chave, com o Keyword Tool é possível filtrar, detalhar ou expandir facilmente os resultados para encontrar as palavras-chave corretas para o seu negócio.

Dessa forma, é possível encontrar palavras-chave inexploradas que sua concorrência não conhece.

5. SEMRush

Apesar de possuir serviços pagos, a SEMRush também oferece várias funcionalidades gratuitas. Entre elas, está a possibilidade de pesquisar as palavras-chave que o seu concorrente está utilizando, relatórios de backlinks e análise de domínios.

6. MOZ

A Moz oferece uma ferramenta que processa os dados de mais de 10 fontes diferentes — incluindo o Google e Facebook — para avaliar o ranking do seu site na internet. Além de relatórios completos, a MOZ indica correções possíveis para melhorar a sua presença online.

7. Ahrefs

A versão gratuita do Backlink Checker da Ahrefs mostra os 100 melhores backlinks para qualquer site, acompanhado do número total de backlinks e domínios de referência. Uma dica é informar o site da empresa concorrente para também encontrar oportunidades de links para o seu site.

8. Chrome DevTools

Para os desenvolvedores, o Chrome DevTools é a ferramenta de depuração de páginas da Web incorporada ao Google Chrome. Ele pode ser utilizado para depurar problemas de velocidade de carregamento, melhorar o desempenho da renderização de páginas, entre outras funções.

9. Robots.txt

Robots.txt é um arquivo que deve estar salvo no servidor onde o site está hospedado. Ele fornece instruções de robôs (por exemplo, o Googlebot) sobre quais páginas do seu site elas podem ou não rastrear. A ferramenta possibilita gerar o arquivo facilmente.

10. SEO Spider Tool

O SEO Spider Tool rastreia seu site gerando um relatório de possíveis problemas, como erros de cabeçalho HTTP, problemas de renderização de javascript, HTML grande demais ou erros de rastreamento. Ele permite ainda identificar conteúdos duplicados.

Assim, utilizando as ferramentas de SEO listadas acima, você poderá encontrar as palavras-chave mais relevantes para gerar conteúdo, melhorar a usabilidade do seu site e garantir que sua marca estará sempre nas primeiras posições no Google.

E você, conhece outras ferramentas de SEO gratuitas para indicar? Compartilhe nos comentários!