O marketing de conteúdo não é um conceito novo, mas tem sido uma das principais estratégias utilizadas por pequenas empresas e empreendedores para atrair clientes.

Hoje, profissionais de marketing tem criado conteúdo personalizado para seu público-alvo e o distribui em diversos canais na internet. Com informações úteis e relevantes, as empresas conseguem persuadir potenciais clientes a executar uma ação, levando a um aumento no crescimento dos negócios.

Dessa forma, se você pretende aumentar a sua presença online, mas ainda não conhece as possibilidades que o marketing de conteúdo pode oferecer, continue a leitura!

O marketing de conteúdo tem um grande potencial para impactar positivamente o crescimento do seu negócio. (Foto: Pixabay)

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma ferramenta fundamental para ajudar pequenos e grandes negócios a engajar seu público e construir relacionamentos, aumentando assim as suas vendas.

Entre as várias estratégias de marketing, a criação e distribuição de conteúdo de qualidade é uma das formas mais eficazes, práticas e baratas que sua marca pode utilizar para alcançar e atrair mais leads.

O conteúdo em si pode variar e inclui — mas não se limita a — blogs, ebooks, webinars, vídeos, podcasts. Todos esses ativos disponibilizados gratuitamente online ajudam a aumentar seu valor de marca e criar um senso de lealdade em seu público.

Assim, quando você finalmente pedir para que seus leads executem uma determinada ação, eles estarão mais dispostos a fazê-lo.

Qual a sua importância?

Todo cliente tem um problema que sua marca pode resolver. Que melhor maneira de os educar sobre seus desafios do que fornecer conteúdo envolvente?

A partir de diversos tópicos, sobre os maiores pontos problemáticos de seus clientes, você consegue ajudá-los a entender melhor as etapas necessárias para resolver seus problemas.

Quanto mais fornecer valor para seu público-alvo, você começa a estabelecer um relacionamento com os clientes, gerando confiança com base no valor que seu conteúdo oferece.

Dependendo do tamanho do seu investimento em marketing de conteúdo, os resultados podem variar. Segundo a empresa HubSpot, as empresas que publicam mais de 16 posts de blog por mês obtiveram quase 3,5 vezes mais tráfego do que aquelas que publicaram apenas 4 posts ou menos.

Dessa forma, se você deseja melhorar o tráfego do site, publique conteúdo de qualidade em seu blog seguindo um cronograma regular.

Como os blogs ajudam nessa estratégia?

Os blogs desempenham um papel significativo no marketing de conteúdo. Conforme a estratégia de conteúdo aumenta, o blog se torna o principal meio para as marcas distribuírem suas mensagens.

Um artigo de blog é uma grande fonte de informação, educando, induzindo e engajando o público-alvo, sendo um motivador para encurtar o ciclo de vendas.

Quanto mais conteúdo é publicado, suas páginas são mais rastreadas em mecanismos de pesquisa, como o Google. Ao publicar textos de qualidade, incorporando as palavras-chave corretas, cada postagem se torna em uma oportunidade a mais para atrair clientes para sua empresa.

Portanto, o marketing de conteúdo tem um grande potencial para impactar positivamente o crescimento do seu negócio. Ao criar e compartilhar uma variedade de conteúdo, é possível conquistar novos clientes ou encantar os já existentes de maneira inteligente, metódica e estratégica.

E você, já conhecia o Marketing de Conteúdo? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe sua mensagem nos comentários!