O inbound marketing é uma estratégia que tem como objetivo o de atrair clientes por meio de conteúdo. Esse tipo de marketing torna mais fácil para os clientes, que já estão procurando ativamente bens ou serviços pela internet, encontrarem o que sua empresa oferece.

Com isso, um blog se torna um importante ativo que direciona tráfego para seu site, além de aumentar consideravelmente suas chances de converter visitas em vendas. Portanto, não importa o seu setor de atuação, o tamanho da empresa ou há quanto tempo você trabalha com o negócio, este é o melhor momento para começar a implementar uma estratégia de conteúdo.

Ainda tem alguma dúvida disso? Então, continue a leitura e descubra o que está perdendo ao não investir em inbound marketing!

O inbound marketing é uma estratégia que tem como objetivo o de atrair clientes por meio de conteúdo. (Imagem: Unsplash)

O que é inbound marketing?

No mundo conectado atual, as táticas tradicionais de marketing, como publicidade na TV, mala direta ou anúncios em sites provaram ser ineficazes. Elas não atraem mais os compradores como antes.

O inbound marketing é uma metodologia que utiliza um conteúdo personalizado e de qualidade para despertar interesse de possíveis clientes para seus produtos ou serviços. Quando a estratégia é combinada com práticas de SEO e Social Media, seu conteúdo atrai visitantes ao seu site.

Quanto mais conteúdo educacional você publicar, mas fácil será para fazer com que seus leads se movam ao longo do funil de vendas. Se tiver sucesso nessa empreitada, você pode até mesmo transformá-los em promotores do seu negócio.

Quais os benefícios da estratégia de conteúdo?

Mesmo que você seja novo no marketing, o fato é que mais da metade dos profissionais de marketing veem a criação de conteúdo como sua principal prioridade.

Se o Google — e outros mecanismos de pesquisa — reconhecer que você está constantemente escrevendo sobre um determinado tópico, terá autoridade sobre esse tema em comparação com os outros sites.

Além disso, um bom conteúdo pode gerar leads para uma empresa de uma maneira muito mais barata do que outras estratégias de marketing. Pode levar um tempo no início para começar a ter resultados, mas após alguns meses seu ranking aumenta e o tráfego começa a fluir, não apenas uma vez, mas por um longo período de tempo.

Por ser uma estratégia online, o marketing de conteúdo permite alcançar novos públicos e diversificar seu alcance, executando diferentes tipos de campanhas.

Como iniciar a produção de conteúdo?

O primeiro passo para criar um conteúdo convincente é entender profundamente o que os seus potenciais clientes desejam aprender. O seu objetivo deve ser entender os problemas que o seu público-alvo enfrenta, para então criar um conteúdo eficaz e que atenda os seus interesses.

A partir daí, a qualidade do conteúdo se torna a característica mais importante da sua estratégia. Será ele que atrairá a visita de clientes e impulsionará o número de cliques em sua página.

Em vez de artigos curtos, é preciso pesquisar bastante para abordar um tema em profundidade. Quanto melhor for o seu conteúdo, maiores são as chances que os visitantes compartilhem ou recomendem seu site para amigos e familiares.

Parte da estratégia também consiste em analisar os relatórios de visitação do site. Isso permite avaliar a abrangência do seu conteúdo e identificar oportunidades para abordar novos temas.

Pense em quantos sites você visitou antes de comprar seu último telefone celular, notebook ou carro. Isso mostra que as empresas com conteúdo online notável atrairão mais vendas.

Dessa forma, o inbound marketing é a solução perfeita não apenas pode ajudá-lo a divulgar a sua marca, mas indiretamente gerar leads e vendas no futuro.

E então, já conhecia o inbound marketing? Ficou com alguma dúvida? Compartilhe sua mensagem nos comentários!