Com o comportamento do consumidor cada vez mais conectado, tem se tornado cada vez mais difícil encontrar um empresário que ainda faça a pergunta: por que criar um blog?

Os blogs corporativos se tornaram em ativos essenciais para manter uma presença online, destacar-se entre a concorrência e obter novos clientes. Diante de inúmeros benefícios que eles oferecem aos pequenos negócios e ao papel que o marketing digital tem no mercado atual, todo empresário precisa publicar conteúdo relevante em um blog.

Mas, se você ainda está em dúvida sobre a importância do conteúdo online, neste artigo, você encontrará as maneiras pelas quais um blog ajudará seu negócio a crescer! Vamos lá?

Os blogs corporativos se tornaram em ativos essenciais. (Foto: Unsplash)

O que é um blog?

Um weblog, mais conhecido como “blog”, é um site que funciona como um diário online para aqueles que desejam postar conteúdo de forma cronológica, na forma de textos, imagens, vídeos, músicas, enquetes, entre outros.

A cada dia, o número de blogs sites continua a subir. Estima-se que mais da metade dos sites ativos no Brasil são blogs.

A tendência se deve ao número crescente de pessoas conectadas na internet, a popularização do uso de sites de busca e a facilidade com que um conteúdo pode ser publicado na internet por meio de um blog.

Para as empresas, a ferramenta é uma oportunidade para se conectar com seus potenciais consumidores.

Como um blog ajuda uma empresa?

O blog funciona como uma vitrine virtual de um negócio. Ele divulga a informação, experiência e diferenciais que distingue uma empresa dos seus concorrentes.

Um simples site institucional fornece apenas informações de maneira unidirecional. Entretanto, um blog cria oportunidades de interação bidirecional com seu público. Isso ajuda sua empresa a construir relacionamento com leads e clientes existentes.

Com um blog corporativo é possível apresentar seu conteúdo de uma maneira mais pessoal, como você estivesse conversando com seus potenciais clientes.

Muitas vezes, o blog é mais barato em promover sua empresa do que por meio de anúncios. Você precisará apenas do registro de um domínio na internet, a assinatura de um plano de hospedagem e a contratação de um redator, isso, é claro, se você mesmo não fizer este trabalho de redação.

Quais os benefícios de uma estratégia de conteúdo?

Os melhores blogs de negócios respondem a perguntas comuns que seus leads e clientes possuem. Dessa forma, se você cria conteúdo de maneira consistente e útil para seu público-alvo, ele ajudará a estabelecer autoridade para a sua marca.

O blog permite que você demonstre seu conhecimento no seu setor de atuação. Uma vez que seus leitores valorizem o que você tem a dizer, as visitas virão naturalmente. E se os leads encontrarem respostas para suas perguntas comuns, por meio de posts escritos no blog da sua empresa, é muito provável que eles façam negócio com você.

Toda vez que você escreve um artigo em seu blog, é mais uma página indexada no Google, o que significa que aumenta as suas chances de ser encontrado. Além disso, as pessoas poderão compartilhar o seu conteúdo nas redes sociais.

Dessa forma, o blog não é uma moda passageira. É uma poderosa ferramenta de comunicação que continuará a construir a presença na internet de muitos negócios. Se você quer atrair seu público-alvo, sua empresa precisa de um blog.

E então, gostou das dicas do porquê criar um blog? Quer receber mais materiais como este? Então assine nossa Newsletter e acompanhe nossas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.