Você sabe o que é Marketing de Conteúdo? Hoje, você não precisa apenas estar na internet, mas sim, saber se colocar nela ganhando a atenção de seus potenciais clientes e se destacando em meio a concorrência.

Se você ainda não conhece o que é o Marketing de Conteúdo ou não tem domínio sobre tal estratégia saiba que esse artigo é para você! Nas próximas linhas você poderá se familiarizar melhor sobre o assunto e conhecer dicas que será capaz de mudar os rumos de seu negócio, confira.

O que é Marketing de Conteúdo?

Ao pé da letra, Marketing de Conteúdo nada mais é do que uma estratégia focada em, sobretudo, expandir seu número de clientes e engajar com eles por meio de conteúdos relevantes.

A princípio, o maior objetivo de tal estratégia é agregar valor ao seu público-alvo. Mas, como isso pode ser feito? Oferecendo as soluções que eles procuram! Assim, além de fidelizar clientes será possível tornar o processo de compra algo natural. Todavia, para fazer acontecer é preciso estudar sobre o que quem está do outro lado da dela quer ler, despertando o interesse e apresentando autoridade sobre os assuntos abordados.

De maneira geral, o Marketing de Conteúdo passa por quatro etapas:

  • É preciso educar o público;
  • Mostrar autoridade sobre o assunto abordado;
  • Influenciar o público a se adquirir seu produto;
  • Por fim, transformá-lo em alguém essencial para a marca.

Imagem: Pexels

Quais benefícios o Marketing de Conteúdo pode oferecer?

A estratégia está presente no mercado a muitos anos, mas mesmo assim continua poderosa e essencial. Seus benefícios ultrapassam fronteiras e permite que você alcance patamares maiores do que o imaginado.

O primeiro benefício que podemos destacar é o reconhecimento de marca. Quanto mais você se torna referência em conteúdos relevantes mais procurado você é. Com isso, a propensão daquele que lhe acompanham comprar o seu produto e indicar para outras pessoas se torna muito alta.

Outro benefício que se pode destacar é o aumento de tráfego em seu site. Se engana quem pensa que Marketing de Conteúdo é algo apenas para redes sociais. Muitas pessoas ainda utilizam o Google como principal aliado para encontrar respostas para suas dúvidas. Tendo isso em mente, é importante que seu site funcione como uma porta de entrada para novos clientes. Ou seja, você precisa produzir conteúdo relevante e tornar o caminho do potencial cliente até você mais curto.

Além destes, ainda é importante citar outros benefícios, como aumento de lifetime value, redução do custo de aquisição de clientes, geração de leads, aumento de vendas, dentre outros.

O planejamento é a alma da estratégia

Quando falamos em trabalhar com Marketing de Conteúdo devemos pensar também nas etapas a serem seguidas para fazer acontecer. Basicamente, podemos destacar três passo: planejar, executar e mensurar.

Seja como for, não basta apenas produzir conteúdo tendo em vista o que você acha que valerá a pena. É preciso, sobretudo, trilhar todo um caminho para que a estratégia tenha seu retorno esperado.

O primeiro passo a ser feito é o planejamento. Através dele você definirá as personas de seu segmento, o objetivo que quer alcançar e, por fim, conseguirá encaixar sua estratégia no funil de vendas. 

Em suma, o planejamento precisará de sua atenção e, sobretudo, estudo, para que não se meta os pés pelas mãos. Somente depois disso você conseguirá dar continuidade na estratégia e ir para o próximo passo, a execução.

Na execução você deverá colocar em prática tudo aquilo que foi estudado e planejado anteriormente. É preciso se ter cautela para que não se vá com muita sede ao pote e não consiga o resultado que realmente se deseja. 

Por fim, após a execução será a vez de mensurar o que foi alcançado. Esse passo pode ser feito mensalmente para que você veja no que pode melhorar e o que deve manter dentro de seu planejamento.

 

Enfim, chegou até aqui e quer trazer essa estratégia para sua realidade? Converse com a PagePixel que oferece o serviço de transformação total de seu site, o tornando uma máquina de vendas.