O marketing digital é uma necessidade vital para todas as empresas e a seleção das estratégias certas é fundamental para atingir o sucesso. Investir em uma boa estratégia fornece a estrutura que sua empresa precisa para tomar as melhores decisões.

Entretanto, existem várias opções de marketing digital e pode ser estressante, se não totalmente intimidador, tentar descobrir por onde começar.

Portanto, aqui você encontrará as principais dicas para começar a elaborar a sua estratégia. Vamos lá?

O marketing digital é uma necessidade vital para todas as empresas. (Foto: Unsplash)

Etapas para uma poderosa estratégia de marketing digital

A estratégia de marketing digital envolve uma série de ações que auxiliam seu negócio a atingir os seus principais objetivos, por meio de canais online cuidadosamente selecionados.

Esses canais incluem sites, blogs, e-books, webinars ou redes sociais, e todos devem apoiar uma campanha comum em torno de uma estratégia específica.

Por isso, selecionamos as 4 etapas mais importantes que você, o tomador de decisão, deve seguir para garantir que seus esforços de marketing digital criem um impacto em seus resultados.

1. Defina metas e objetivos

O primeiro passo é definir a missão e objetivo geral da sua empresa. A sua estratégia de marketing digital deve se encaixar neste seu grande plano.

Não esqueça de definir metas importantes para o seu negócio e indicadores pelos quais você pretende atingir. Nesta fase, identifique também um método para avaliar esses números.

Não deixe, ainda, de incluir no planejamento o perfil do seu público-alvo. Às vezes, um empreendedor fica tão preocupado com orçamentos e métricas que não considera as pessoas que ele pretende alcançar com a sua estratégia de marketing.

2. Escolha os canais

Blog? E-books? Redes Sociais? Defina quais serão os canais digitais que você pretende atuar. É importante fazer um balanço dos seus recursos disponíveis antes de decidir o que será investido no próximo período.

Este é o melhor momento para fazer uma análise aprofundada dos seus canais preexistentes, resultados alcançados e decidir se pretende mantê-los ou experimentar novos meios.

A partir daí, é possível ter uma visão de quanto dinheiro ou pessoas são necessárias para manter o canal digital no ar. Uma alternativa que reduz os custos e garante maior efetividade na estratégia é terceirizar o serviço para uma agência especializada em marketing digital, para fazer a gestão do conteúdo e promovê-lo para seu público específico.

3. Elabore uma proposta de valor

A proposta de valor da sua empresa descreve o que torna sua empresa única. É o motivo que fará as pessoas fazerem negócio com você em detrimento de qualquer outro concorrente. É a frase que diz ao seu público-alvo o valor que você pode oferecer a eles.

Sua proposta de valor precisa ser específica e resolver os problemas que você pode ajudar seus clientes a solucionar as suas necessidades e desejos. Ela vai mostrar que seu cliente pode investir confiança, tempo e dinheiro no seu negócio.

4. Avalie a estratégia

O marketing digital envolve uma série de caminhos que podem ser seguidos, como SEO, Inbound Marketing, e-mail, marketing de afiliados e publicidade online.

Todos esses canais podem (e devem) ser implantados e trabalharem juntos.

Por exemplo, você pode usar o SEO para melhorar o engajamento em seu blog, enquanto a disponibilização de e-books gratuitos serve como maneira de captura de e-mails, para gerar leads e realizar conversões.

Ao mesmo tempo, anúncios em redes sociais e afiliados ajudam a gerar visibilidade e vender o seu serviço ou produto.

Finalmente, depois de colocar esse plano em ação, lembre-se de monitorar os dados (por meio de análises de dados) para fazer ajustes em sua estratégia de marketing digital, quando necessário. Lembre-se que o sucesso exige paciência, determinação e consistência. Dessa forma, dê tudo de si.

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