Uma das perguntas mais frequentes quando se começa a investir em marketing de conteúdo é como criar um bom calendário editorial. À primeira vista, planejar ideias, estabelecer objetivos e desenvolver uma estratégia pode parecer um processo complexo.

No entanto, utilizar um calendário ajudará não apenas a poupar tempo e dinheiro, mas também permitirá obter resultados cada vez melhores com seu conteúdo.

Por isso, neste artigo, apresentamos os principais passos para planejar de seu calendário e estabelecer corretamente quais são seus objetivos de negócios. Continue a leitura!

Utilizar um calendário ajudará não apenas a poupar tempo e dinheiro, mas também permitirá obter resultados cada vez melhores com seu conteúdo. (Foto: Reprodução)

Como montar um calendário editorial?

Um ‘calendário editorial’ nada mais é que um plano que descreve sua estratégia de marketing ao longo do tempo. Os calendários mais eficazes vão além da simples associação de conteúdo com datas. Um calendário editorial funcional mapeia a produção de conteúdo para o seu público, o ciclo de engajamento e os canais que você utiliza.

Depois que você decide que o marketing de conteúdo faz parte do seu plano de negócios, é importante publicar textos regularmente em seu blog.

No entanto, antes de entrar em ação, é importante colocar o planejamento em prática. Confira o passo a passo para criar um calendário editorial.

1. Defina seus objetivos de marketing

Falhar no planejamento é planejar para falhar. É preciso ter definido o que você espera do seu público. Aumentar o tráfego no seu site? Melhorar o alcance da sua marca? Gerar mais vendas?

Além disso, como em qualquer plano de marketing, é importante conhecer o seu cliente. O conteúdo deve ser relevante ou seu público-alvo não ficará interessado. Decida o que seu cliente precisa e desenvolva artigos para resolver seus problemas e satisfazer seus desejos.

Uma parte importante do planejamento do conteúdo é garantir que você abranja uma variedade de assuntos suficientemente ampla para deixar os leitores animados em voltar a procurá-lo.

2. Pesquise palavras-chave

Se objetivo do conteúdo do seu blog é melhorar seu posicionamento no Google, a determinação dos temas deve ser em função da pesquisa de palavras-chave. Isso ajuda a ter ideias sobre o que os visitantes querem aprender.

Sem essa informação, é mais difícil escrever uma postagem para um blog. Por isso, é importante pesquisar várias palavras-chave com antecedência e fazer uma lista que você usará na redação do seu conteúdo.

3. Organize o conteúdo

Para ter uma visão clara de como será o processo de produção, monte um calendário em uma planilha do Google ou Excel. Utilize guias para organizar o conteúdo, como:

  • Título
  • Descrição
  • Palavras-chave
  • Tags
  • Categorias
  • Data de publicação
  • Ação esperada
  • Método de promoção
  • Status do conteúdo (iniciado, em andamento, concluído)

O ideal é pensar em conteúdo para os próximos 3 meses. Conforme você preenche a planilha, é possível ter mais ideias para utilizar em outros textos ou novas estratégias de conteúdo. Por exemplo, você pode utilizar um ebook para linkar para uma série de postagens no blog ou para um produto da sua empresa.

4. Monitore seus resultados

Além de seguir à risca o planejamento, é fundamental monitorar regularmente os resultados do seu conteúdo. Essa informação ajuda a melhorar seu calendário e, consequentemente, sua estratégia de marketing.

Por exemplo, se um determinado tema não teve muitos acessos, é preciso entender por que isso aconteceu e como você pode melhorar sua estratégia no futuro.

Por mais que o trabalho de fazer um calendário editorial consuma muito tempo, ele é altamente eficaz quando bem-feito. Ao planejar seu calendário com antecedência, principalmente focando em seus objetivos de marketing, você atingirá mais rapidamente os resultados.

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